Escola Bíblia de Férias Missionária
Anunciem entre as nações a sua glória, entre todos os povos, as suas maravilhas.
(Salmo 96.3)
O que é Ebf?
A Escola Bíblica de Férias – EBF é uma grande estratégia de evangelização, assim como é uma grande oportunidade para capacitar e envolver os novos componentes à equipe de voluntários para os departamentos infantil e juvenil.
A EBF é uma grande estratégia de evangelização porque:
-
Alcança crianças da vizinhança da igreja, que possivelmente não iriam à igreja em outros eventos;
-
Evangeliza de forma sistemática;
-
Atrai a simpatia da comunidade;
-
Chega às famílias das crianças para que também ouçam o evangelho;
-
Dá oportunidade de trabalho no serviço do mestre em várias áreas;
-
Qualifica novos professores;
-
Integra diversos segmentos à obra missionária;
-
Integra as crianças e pré-adolescentes na obra de Deus.
Sendo a EBF uma estratégia de evangelização é imprescindível que a igreja esteja pronta para receber os frutos desse trabalho, com uma equipe de visitação e uma classe de discipulado, por exemplo. Podemos então dizer que a EBF acontece nas férias, mas se estende por todo o ano.
O que é o projeto Ebf Missionária?
Nem todas as igrejas têm condições financeiras e equipes para essa estratégia de evangelização, mas têm crianças que precisam ouvir da salvação. Foi por isso que a Sedac lançou um desafio para a liderança infantojuvenil ajudar os missionários a realizarem suas EBFs por meio da oferta das crianças crentes que participam da EBF nas igrejas e campos maiores.
A EBF Missionária começa com o trabalho de sensibilização sobre missões, partindo da realidade missionária de nossa região, país ou continente. O contato com a realidade missionária é muito importante para o desenvolvimento de uma consciência missionária, pois isso, gera amor por missões e compromisso com esta causa a longo prazo. No nosso caso, nós escolhemos sempre uma região ou missionário específico que se relacione com a história missionária que contaremos na EBF, assim, as crianças podem fazer uma conexão entre a história e a realidade presente. Essa conexão entre a história (passada), e a realidade presente, ajuda a criança a compreender que pode fazer parte da pregação do evangelho, mesmo em lugares distantes, a partir do lugar de onde está e dos recursos que dispõe.
6 Maneiras de Construir Consciência Missionária na Ebf
1. Através da História Missionária:
Contamos a História Missionária no momento coletivo, logo na abertura de cada dia, e, como em todo ensino para crianças e pré-adolescentes, ensinamos inicialmente uma música e um versículo, relacionados ao tema, como preparação para a compreensão da história.
2. Através do Desafio Missionário:
Fazemos o desafio missionário dentro de cada classe da EBF (de acordo com a faixa etária), sem horário fixo, com o objetivo de aproximar as crianças e pré-adolescentes da realidade missionária de nosso estado, mostrando o trabalho dos missionários de nossa convenção e estabelecendo um meta de oferta para o(a) missionário(a) escolhido(a).
3. Cantinho Missionário (Decoração):
Separamos um espaço nobre na decoração da EBF para o “Cantinho Missionário”. Esse espaço contém um painel com o mapa mundi, versículo bíblico-tema, frase-tema, fotos do missionário ou missionária para quem a oferta será direcionada, baú ou caixa grande para recolher cartas e doações, além de envelopes para ofertas em dinheiro.
4. Envelopes e/ou Cofre:
Distribuímos envelopes aos participantes e um cofre é dado a cada sala com uma meta de oferta. Algumas vezes, a título de motivação, premiamos simbolicamente a sala que conseguir mais doações ou ofertas, sem esquecer que o foco é a conscientização missionária.
5. Carta Missionária e Clamor por Missões:
Nossos professores apresentam as fotos do(a) missionário(a) adotado para as crianças e falam do trabalho que ele realiza, também apresentam suas necessidades e motivos de oração e oram com as crianças pelo(a) missionário(a) todos os dias da EBF.
6. Envio da oferta missionária:
Quando a EBF termina, juntamente com o relatório da EBF, o coordenador envia a oferta missionária, e é com esta oferta que realizamos a EBF Missionária.
A realização da Ebf Missionária
Depois de toda a oferta recolhida, a Sedac faz contato com os missionários escolhidos pelo projeto e para o qual as crianças ofertaram, agenda e realiza a EBF com a ajuda de muitos servos-voluntários.
Em alguns casos, quando a meta é ajudar missionários transculturais, por exemplo, a Sedac envia os valores para a conta dos missionários e estes realizam a EBF e apresentam os resultados para que sejam compartilhados com as crianças.
Além da realização da EBF Missionária, dependendo do valor da oferta recolhida, a Sedac entrega recursos didáticos para o departamento infantil local, bem como cursos e oficinas.