Banner 979x381 ebf.jpg

Escola Bíblia de Férias Missionária

WhatsApp Image 2020-12-10 at 16.57.43.jp

Anunciem entre as nações a sua glória, entre todos os povos, as suas maravilhas.

(Salmo 96.3)

d66d146c-4634-4b78-86b7-591a44bf6ad5.jpg
Foto de Divulgação SEDAC (5).jpg
Foto de Divulgação SEDAC (6).jpg

O que é Ebf?

A Escola Bíblica de Férias – EBF é uma grande estratégia de evangelização, assim como é uma grande oportunidade para capacitar e envolver os novos componentes à equipe de voluntários para os departamentos infantil e juvenil.

A EBF é uma grande estratégia de evangelização porque:

  1. Alcança crianças da vizinhança da igreja, que possivelmente não iriam à igreja em outros eventos;

  2. Evangeliza de forma sistemática;

  3. Atrai a simpatia da comunidade;

  4. Chega às famílias das crianças para que também ouçam o evangelho;

  5. Dá oportunidade de trabalho no serviço do mestre em várias áreas;

  6. Qualifica novos professores;

  7. Integra diversos segmentos à obra missionária;

  8. Integra as crianças e pré-adolescentes na obra de Deus.

Sendo a EBF uma estratégia de evangelização é imprescindível que a igreja esteja pronta para receber os frutos desse trabalho, com uma equipe de visitação e uma classe de discipulado, por exemplo. Podemos então dizer que a EBF acontece nas férias, mas se estende por todo o ano.

O que é o projeto Ebf Missionária?

Nem todas as igrejas têm condições financeiras e equipes para essa estratégia de evangelização, mas têm crianças que precisam ouvir da salvação. Foi por isso que a Sedac lançou um desafio para a liderança infantojuvenil de ajudar os missionários a realizarem suas EBFs por meio da oferta das crianças crentes que participam da EBF nas igrejas e campos maiores.

 

A EBF Missionária começa com o trabalho de sensibilização sobre missões partindo da realidade missionária de nossa região, país ou continente. O contato com a realidade missionária é muito importante para o desenvolvimento de uma consciência missionária, pois isso gera amor por missões e compromisso com esta causa a longo prazo. No nosso caso, nós escolhemos sempre uma região ou missionário específico que se relacione com a história missionária que contaremos na EBF, assim, as crianças podem fazer uma conexão entre a história e a realidade presente.  Essa conexão entre a história (passada), e a realidade presente, ajuda a criança a compreender que pode fazer parte da pregação do evangelho, mesmo em lugares distantes, a partir lugar de onde está e dos recursos que dispõe.

6 Maneiras de Construir Consciência Missionária na Ebf

Cantinho Missionário - Alcebíades Vascon
Mala Missionária
IMG-20181207-WA0243.jpg
caminho Missionário - João Jonas
Barco Boas-Novas
0001.jpg

1. Através da História Missionária:

Contamos a História Missionária no momento coletivo, logo na abertura de cada dia, e, como todo ensino para crianças e pré-adolescentes, ensinamos uma música e um versículo relacionado ao tema antes, como preparação para a história.

 

2. Através do Desafio Missionário:

Fazemos o desafio missionário dentro de cada classe da EBF (de acordo com a faixa etária), sem horário fixo, com o objetivo é aproximar as crianças e pré-adolescentes da realidade missionária de nosso estado, mostrando o trabalho dos missionários de nossa convenção e estabelecendo um meta de oferta para o(a) missionário(a) escolhido(a).

3. Cantinho Missionário (Decoração):

Separamos um espaço nobre na decoração da EBF para o “Cantinho Missionário”. Esse espaço contém um painel com o mapa mundi, versículo bíblico-tema, frase-tema, fotos do missionário ou missionária para quem a oferta será direcionada, baú ou caixa grande para recolher cartas e doações, além de envelopes para ofertas em dinheiro.

 

4. Envelopes e/ou Cofre:

Distribuímos envelopes aos participantes e um cofre é dado a cada sala com uma meta de oferta. Algumas vezes, a título de motivação, premiamos simbolicamente a sala que conseguir mais doações ou ofertas, sem esquecer que o foco é a conscientização missionária.

5. Carta Missionária e Clamor por Missões:

Nossos professores apresentam as fotos do(a) missionário(a) adotado para as crianças e falam do trabalho que ele realiza, também apresentam suas necessidades e motivos de oração e oram com as crianças pelo(a) missionário(a) todos os dias da EBF.

 

6. Envio da oferta missionária:

Quando a EBF termina, juntamente com o relatório da EBF, o coordenador envia a oferta missionária, e é com esta oferta que realizamos a EBF Missionária.

caminho Missionário - João Jonas
IMG-20181207-WA0243
Missionários de Titicaca - Bolívia
A
Miss
Pr
Missionários Pr
Projeto da A
Missionários Pr
Miss

A realização da Ebf Missionária

Depois de toda a oferta recolhida, a Sedac faz contato com os missionários escolhidos pelo projeto e para o qual as crianças ofertaram, agenda e realiza a EBF com a ajuda de muitos servos-voluntários.

 

Em alguns casos, quando a meta é ajudar missionários transculturais, por exemplo, a Sedac envia os valores para a conta dos missionários e estes realizam a EBF e apresentam os resultados para que sejam compartilhados com as crianças.

 

Além da realização da EBF Missionária, dependendo do valor da oferta recolhida, a Sedac entrega recursos didáticos para o departamento infantil local, bem como cursos e oficinas.